Considerações básicas sobre a virtude da Esperança

Aula

Padre Lucas Altmayer, 09/10/2026 18:20

1. O que é a esperança cristã?

A esperança cristã é uma virtude teologal infundida por Deus na vontade, pela qual confiamos alcançar a vida eterna e receber os meios necessários para chegar a ela, apoiados no auxílio de Deus onipotente.

Para compreender essa definição, precisamos distinguir suas partes.

É uma virtude teologal. Isso significa que a esperança tem por objeto direto e imediato o próprio Deus. Esperamos chegar a Ele e possuí-lo eternamente como nossa felicidade.

É infundida por Deus na vontade. A esperança sobrenatural é um dom de Deus. Não nasce apenas de nosso esforço ou de uma disposição otimista. Ela reside na vontade, isto é, na faculdade pela qual desejamos o bem e nos dirigimos a ele. Por isso, ter esperança não é simplesmente sentir entusiasmo: podemos estar cansados e, mesmo assim, continuar querendo chegar a Deus e confiando em seu auxílio.

A esperança reside na nossa vontade. Mas em qualquer vontade? Não.  A esperança existe propriamente nos justos da terra e nas almas do purgatório, que ainda esperam alcançar a bem-aventurança.

Os bem-aventurados no Céu já possuem o bem que esperavam. Por isso, não têm mais a virtude da esperança. Pela mesma razão apresentada no texto, Nosso Senhor Jesus Cristo não a teve durante sua vida terrena: era, ao mesmo tempo, peregrino neste mundo e bem-aventurado.

A esperança teologal pressupõe a fé, pois nenhuma virtude infusa subsiste sem ela. Ela não está nos infiéis e nos hereges formais.

Um fiel em pecado mortal pode conservar a esperança, desde que não tenha pecado diretamente contra ela pela presunção ou pelo desespero. Nesse estado, porém, ela é chamada de morta ou informe: permanece sem a vida e a perfeição que recebe da caridade.

Por ela confiamos com plena certeza. Não significa que saibamos, antecipadamente e de maneira infalível, que seremos salvos. Sem uma revelação especial de Deus, não temos esse conhecimento. Significa que podemos confiar plenamente no auxílio divino. Apoiados em Deus, não encontraremos nenhum obstáculo que seja insuperável para sua graça. A certeza está, portanto, no apoio da esperança: Deus não pode falhar. De nossa parte, porém, podemos resistir à graça.

É isso que se chama certeza de motivo: a esperança dirige-se firmemente à salvação porque tem um fundamento seguro. Não é uma previsão infalível de nossa chegada ao Céu, nem uma garantia de que nossas escolhas não poderão frustrar esse caminho.

Por parte de Deus, a esperança é firmíssima: seu auxílio não falha. Por nossa parte, podemos ser infiéis e colocar obstáculos à graça. Essa possibilidade não diminui o poder de Deus, mas exige que levemos a sério nossa resposta. A esperança nos faz confiar e perseverar. Não dispensa nossa cooperação.

2. O que esperamos e em que nos apoiamos?

Aqui há duas perguntas diferentes: o que esperamos alcançar? E por que confiamos alcançá-lo?

O que esperamos alcançar? A vida eterna: o próprio Deus enquanto nossa bem-aventurança, nossa felicidade definitiva.

Qual o motivo da nossa esperança? O motivo próprio e formal da esperança, isto é, o fundamento pelo qual confiamos é a onipotência auxiliadora de Deus: seu poder de nos socorrer. A esse poder estão unidas sua misericórdia e sua fidelidade às promessas.

O ato de esperança exprime isso de maneira simples: “Meu Deus, espero em Vós porque sois fiel às vossas promessas, sois todo-poderoso e vossa misericórdia é infinita.”

Deus é fiel às suas promessas. Podemos confiar nele porque não nos engana. Nossa esperança se apoia em sua palavra.

Deus é infinitamente misericordioso. Nossa fraqueza não torna inútil o recurso a Ele. Precisamente porque somos pobres em forças, precisamos de sua graça.

Deus é todo-poderoso. A distância entre nossas forças e aquilo que precisamos realizar não limita seu auxílio. O que não podemos fazer sozinhos podemos buscar apoiados em sua graça.

Assim, a esperança nos leva a cumprir nossa parte sem fazer depender tudo de nossas forças.

3. A esperança e os auxílios das criaturas

Podemos também colocar nossa esperança em algumas criaturas, desde que as consideremos causas secundárias e instrumentos subordinados à ação de Deus.

Exemplo: a humanidade adorável de Cristo como instrumento de nossa salvação. Nossa Senhora, a quem chamamos de “esperança nossa” na Salve-Rainha. Esperamos que, em sua condição de Mãe, corredentora da humanidade e mediadora universal de todas as graças, nos alcance de Deus a perseverança final e a felicidade eterna.

Podemos recorrer à intercessão dos santos e considerar também os méritos e as boas obras que realizamos sob a influência da graça.

Mas esses apoios permanecem inteiramente subordinados ao auxílio onipotente de Deus

4. A esperança e o temor de Deus

O temor surge diante de um mal que nos ameaça. Podemos temer perder um bem que amamos ou não alcançar aquilo que esperamos.

Por isso, temor e esperança estão ligados. O temor mantém a esperança dentro de seus justos limites, impedindo a presunção. A esperança impede que o temor nos leve ao desespero. É necessário distinguir quatro tipos de temor.

O temor mundano: É o temor que leva alguém a ofender a Deus para evitar um mal temporal. Nesse caso, a pessoa prefere preservar um bem deste mundo a permanecer fiel a Deus. Esse temor é mau.

O temor servil: Leva a cumprir a vontade de Deus e evitar o pecado por medo dos castigos, temporais ou eternos. Embora imperfeito, é bom em sua substância: faz fugir da culpa para evitar a pena e orienta a pessoa para Deus.

A diferença é clara: no temor mundano, aceita-se a culpa para escapar de um mal temporal; no temor servil, evita-se a culpa por medo da pena.

O temor filial: É o temor de ofender a Deus e separar-se dele. Também é chamado de amor reverencial ou temor casto. Quem age assim evita o pecado porque ele ofende a Deus, mesmo sem pensar no castigo. É próprio de quem ama e teme perder a união com aquele que ama. Esse temor é bom e perfeito.

O temor inicial Ocupa uma posição intermediária. A pessoa evita o pecado principalmente porque ele ofende a Deus, mas ainda mistura a esse motivo certo medo do castigo. É melhor que o temor servil, embora ainda não tenha a perfeição do temor filial.

O dom do Espírito Santo chamado temor corresponde propriamente ao temor filial. Em suas manifestações iniciais e imperfeitas, corresponde também ao temor inicial, mas não ao temor mundano nem ao servil.

7. A necessidade da esperança

A esperança é necessária para a salvação eterna dos adultos que têm uso da razão. Por isso, devemos fazer atos de esperança. Esses atos podem ser expressos pela oração que vimos ou por uma confiança interior no auxílio de Deus.

Quando reconhecemos nossa fraqueza e continuamos recorrendo a Ele, exercemos a esperança. Quando pedimos a graça necessária para cumprir nossos deveres e perseverar, exercemos a esperança.

8. Os pecados contra a esperança

Os dois principais são o desespero, por falta de esperança, e a presunção, por uma confiança desordenada.

O desespero

No sentido teológico estrito, é a renúncia voluntária à bem-aventurança eterna por considerá-la impossível de alcançar.

O desespero perfeito é essa renúncia propriamente dita. Trata-se de um pecado grave contra o Espírito Santo.

O desespero imperfeito consiste numa pusilanimidade, isto é, numa falta de coragem espiritual que produz abatimento e desconfiança de alcançar a salvação diante das tentações e dificuldades. Em geral, é pecado venial.

É importante conservar a distinção entre experimentar abatimento e renunciar voluntariamente à salvação. A gravidade não é a mesma.

Entre as causas mencionadas estão a luxúria e os demais prazeres corporais desordenados, que prendem a pessoa às coisas da terra e produzem desgosto pelas coisas espirituais; a acídia, que abate o espírito e enfraquece a disposição de lutar; e a falta de fé viva no amor e na misericórdia de Deus.

A presunção

É a confiança temerária de alcançar a salvação por meios que Deus não ordenou.

  • Pretender alcançar a bem-aventurança apenas pelas forças naturais, sem a graça.
  • Esperar a salvação pela fé sem as boas obras.
  • Esperar a salvação por uma predestinação absoluta, independentemente das boas ou más obras.

Estas são formas heréticas de presunção, própria dos pelagianos, luteranos e calvinistas. São formas gravíssimas de presunção, que não admitem pequenez de matéria.

Distintas da simples presunção, que conserva a mesma definição geral: esperar a salvação por caminhos não ordenados por Deus. Em geral, também é pecado grave, mas admite pequenez de matéria.

                A esperança verdadeira nos faz confiar no auxílio de Deus e usar os meios que Ele nos oferece.

9. Outros pecados contra a esperança

A omissão dos atos de esperança, quando são devidos.

O apego excessivo à vida terrena. Em geral, é pecado venial. Seria mortal se alguém desejasse seriamente viver para sempre neste mundo, caso fosse possível, renunciando à bem-aventurança eterna.

O desejo desordenado do Céu, quando se deseja apenas escapar dos sofrimentos e trabalhos desta vida. Em geral, não passa de pecado venial, mas pode ser grave se envolver verdadeira rebeldia contra a Providência ou contra a vontade divina manifestada em nossa vida.

10. Exercitar a esperança

Não podemos alcançar a salvação apenas por nossas forças. Também não podemos esperá-la recusando a graça e os meios que Deus ordenou.

Por isso, precisamos rezar, recorrer aos sacramentos, combater o pecado e cumprir nossos deveres, apoiados na ação de Deus.

Quando caímos, devemos voltar a Ele. Quando nossos recursos parecem pequenos diante das dificuldades, devemos pedir auxílio. Quando recebemos a graça, devemos acolhê-la e corresponder a ela.

O ato de esperança pode acompanhar todo esse caminho: “Meu Deus, espero em Vós porque sois fiel às vossas promessas, sois todo-poderoso e vossa misericórdia é infinita.”

Ele nos recorda o fundamento de nossa confiança: Deus pode nos ajudar, é misericordioso e não falta às suas promessas. Sustentados por esse auxílio, continuemos fazendo a parte que nos cabe.